Resenha: Mentirosos, E. Lockhart

by - 21:59:00

Olá, corujas!

Qual o livro que vocês leram mais rápido? E em quanto tempo? O meu foi Mentirosos, que eu li em cinco horas. Nunca li um livro tão rápido e apesar disso ele não entrou para a lista de favoritos nem nada do tipo, na verdade, esse é um livro que eu mudaria o final.

Resultado de imagem para mentirosos e lockhartNome: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Número de Páginas: 271
Editora: Seguinte
Estrelas: 
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

'Mentirosos' é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence — para então vir à tona completamente impactado.
Bem vindo à bela família Sinclair.                                                                       Ninguém é criminoso.                                                                              Ninguém é viciado.                                                                                            Ninguém é um fracasso.
Costumo fazer um pequeno resumo da história antes da resenha, mas não dessa vez. A sinopse já é bem explicativa e tudo o que eu posso contar sem estragar a história já está na sinopse. (Só percebi isso depois de já ter escrito boa parte... aí tive que apagar porque era inútil) Vamos às minhas impressões:

Primeiro, pela sinopse parece que todo mundo esconde a verdade dela, não é bem assim. A mãe dela sempre contava a verdade para ela mas no dia seguinte ela esquecia e perguntava de novo, então o médico orientou a mãe a não contar mais nada, deixar que as memórias voltassem sozinhas. O trauma havia sido muito grande.

A família Sinclair é perfeita. Lindos, ricos e estáveis. Ou pelo menos é isso que eles gostam de transmitir através de seus cabelos loiros, seus sorrisos largos e sua fortuna. A verdade é que não é bem assim. São três filhas e todas elas já se divorciaram e vivem dos fundos que elas tem no banco, ou seja, do dinheiro do pai. Elas são um verdadeiro fracasso. As filhas vivem brigando pela herança do pai e o pior é que elas usam os filhos pra isso. Usam as crianças para fazer a cabeça do avô. A situação só piora quando a mãe, a avó de Cadence, morre. O pai passa a brincar com as filhas, fica jogando umas contra as outras, mentindo para todas elas. É terrível, de família perfeita eles só tem a aparência. Os Sinclair são estranhos, as coisas acontecem, as pessoas morrem e eles agem como se nada nunca tivesse acontecido, é como se a pessoa nunca nem tivesse existido. Eles se recusam a admitir que alguma coisa esteja errada.
Minha mãe me repreendeu. Disse para eu me recompor. Aja como eu pessoa normal, ela disse. Agora mesmo. Porque você é. Porque você pode ser. Não faça escândalo, ela disse. Respire e endireite-se.
Os mentirosos são unidos como irmãos, eles amam uns aos outros. Apesar da família ser ambiciosa e todo mundo ficar brigando por dinheiro, eles não ligam para nada desse tipo, tudo o que querem é curtir o verão juntos. Eles querem que a família brigue menos e se ame mais e é esse desejo que desencadeia toda a tragédia...
Minha mãe e suas irmãs eram dependentes do meu avô e seu dinheiro. Tiveram a melhor educação, inúmeras oportunidades, milhares de conexões, e ainda assim acabaram incapazes de se sustentar. Nenhuma delas faz algo de útil no mundo. Nada necessário. Nada corajoso. Ainda eram garotinhas tentando cair nas graças do papai.
O livro tem um desfecho e tanto. Sobre o que acontece no final: Meu Deus! POR QUÊ? No final do livro eu estava dentro do ônibus e tive que me segurar para não chorar. Que livro triste. O jeito como a personagem remói os acontecimentos só gera ainda mais tristeza. É triste mas também é muito bonito, eles só queriam que tudo ficasse bem, que todo mundo pudesse ser feliz.

A escrita da autora é impecável, a história te prende e o texto tem um toque poético que eu adorei. Tanto a estrutura do texto como a escrita são líricas. A autora sempre descreve os infortúnios da alma como se fossem danos causados no próprio corpo, é uma escrita bem diferente e eu gostei bastante.
Prefiro mil vezes viver, arriscar e ver tudo acabar mal a permanecer na bolha em que estive nos últimos dois anos. É um lugar pequeno, Mirren. Eu e minha mãe. Eu e meus remédios. Eu e minha dor.  Não quero mais viver lá.
O avô da Cadence é um homem com muitos lemas, depois até os netos criam seus próprios lemas. Eu também tenho os meus lemas, um deles é: Je ne regrett rien. Do francês: eu não me arrependo de nada. Acho que é um bom lema. Mas pela primeira vez eu me arrependo de ler um livro. Em momento nenhum o livro se torna chato ou maçante, eu amei os toques de poesia no texto. Porém esse é o tipo de livro que te deixa com um aperto no peito e uma tristeza na alma. É o tipo de livro que horas depois de ler você ainda está digerindo e dizendo: Poxa! Por quê...? Eu já tinha visto um spoiler do livro e foi o que mais me motivou a ler, mas eu não sabia tudo e mesmo tendo uma noção eu ainda assim fiquei surpresa, triste e chocada com o desfecho. Então, se eu pudesse escolher, esse é um livro que eu não teria lido. Pena que eu não sabia... Assim, leiam por sua própria conta e risco. Estão avisados. O final é tão chocante que a editora criou uma página para os leitores debaterem o final do livro e deixou o endereço no final.

You May Also Like

0 comentários